O FITEI 45 terá lugar entre 10 e 22 de maio de 2022 e situa-se, a nível temático, entre o luto, a disforia e o prazer, na imaginação dos futuros necessários e dos possíveis. Através das perspetivas de género, dos processos de cura e reparação e do puro hedonismo, enquanto os temas políticos, da saúde mental e da sustentabilidade mantêm a sua premência, a 45ª edição do FITEI apresenta um conjunto de espetáculos de teatro, dança, performance e música, residências artísticas, masterclasses, workshops, lançamentos de livros e exposições, que prometem interpelar os portuenses, com a grande cena contemporânea nacional e da ibero-américa.
Neste medo que temos de recuperar a nossa vida, ou no desejo ávido de o fazer, encontram-se as propostas deste ano. Em 2022, apresentaremos 16 espetáculos (4 internacionais e 12 nacionais, sendo que 3 são estreias nacionais e 7 absolutas). Com quatro obras internacionais de encenadoras e encenadores reconhecidos da ibero-américa como Marta Pazos, com Othello; Guillermo Calderón, com Dragón; Marina Otero, com Fuck Me e Pedro Vilela, com Figueiredo. Espanha, Chile, Argentina e Brasil oferecem, assim, do melhor que se está a fazer nestes países.
Apresentam-se ainda 12 artistas e companhias nacionais, Miguel Loureiro, Palmilha Dentada, a dupla Joana Von Mayer Trindade & Hugo Calhim, Teresa Coutinho, Albano Jerónimo, João Telmo, Nuno M. Cardoso, Miguel Bonneville & Sofia Dinger, Pedro Frias / Assédio, Teatro do Frio, Teresa Arcanjo e ainda a Apuro, em colaboração com a artista argentina, Pilar Ruiz. Num ano em que a presença de criadores portuenses é assinalável, com mais 6 estruturas de criação do Porto, e mais quatro criadores com origem no Porto. Além disso, três artistas nacionais desenvolverão residências artísticas, com vista a estreias no FITEI de 2023.
Voltaremos com todas as nossas secções em formato presencial e com uma semana de programadores presencial, além de organizarmos a assembleia Geral da Redlae (Rede Euro Latino Americana de teatro) Em paralelo, temos as atividades que se têm constituído, nos últimos anos, linhas de força do FITEI: as iniciativas ISTO NÃO É UMA ESCOLA FITEI e FITEI ABERTO, esta última, uma vez mais, em parceria com a Matéria Prima, funcionando como espaços de encontro entre o público do festival, os artistas e públicos de outras áreas. A 45ª edição do FITEI, acontecerá num ano em que os teatros poderão voltar a estar cheios, e assim a arte e a cultura reganham, na cidade do Porto, a importância vital que têm para nós todos, contribuindo para os futuros possíveis e imaginados.
Órgãos sociais
Assembleia geral
Presidente - Júlio Roldão
Vice-presidente - João Maia
Secretário - Júlio Gago
Direção
Presidente - Jorge Ribeiro
Vice-presidente - Jorge Pinto
Tesoureiro - Henrique Andrade
Secretário - Paulo Jorge Teixeira
Vogal - Acácio Carvalho
Vogal - Mafalda Strecht Monteiro
Vogal - Gonçalo Amorim
Conselho fiscal
Presidente - Miguel Lemos Rodrigues
Vice-presidente - Paulo Vinhas
Secretário - Leandro Andrade
FITEI 45
Direção artística - Gonçalo Amorim
Direção de produção - Rita Soares
Produção - Andreia Ribeiro, Filipe Peixoto, Mafalda Bastos, Mariana Dixe
Comunicação e assistência à Direção - Bruno Moreira
Comunicação e multimédia - José Freitas
Imprensa - Marta Coelho
Direção do departamento financeiro - Henrique Andrade
Informação de gestão e controle financeiro - Emília Moreira
Direção técnica - Cárin Geada
Coordenação de cenografia - Catarina Barros
Assistência à cenografia - Nuno Encarnação
Design gráfico - Inês Nepomuceno & Mariana Marques
Animação - Pedro Meireis
Consultoria para a programação musical - Paulo Vinhas / Matéria Prima